1

Palavras do Professor Jorge A. Learreta

11 de ago. de 2008

Nos últimos anos, a evolução do conhecimento científico produziu uma série de mudanças na compreensão e entendimento, não só da patologia de distintas enfermidades, como também no estudo das estruturas normais do ser humano, nas quais a Articulação Têmporo-Mandibular não poderia ser excluída.

As grande mudanças no conhecimento da ATM, relacionam-se com três elementos que são a interrelação da anatomia com a histologia, que nos permitiu um conhecimento fundamental das estruturas articulares, o segundo destes elementos é a aparição da ressonância nuclear magnética que pela primeira vez nos permitiu ver o interior da ATM com os tecidos moles intra-articulares dos nossos pacientes.

Em terceiro, o avanço tecnológico nos permitiu o uso de sistemas eletrônicos de desprogramação mandibular, os quais associados ao uso de sistemas magnetográficos e eletromiográficos computadorizados permitiu o uso da terapêutica mais apropriada aos nossos pacientes.


Prof. Dr. Jorge A. Learreta

1 Responses:

Anônimo Says:

aracaju 2010

parabens pela observaçaõ do Professor Jorge A.lerreta nessa materia!
dando a nos sofredores dessa disfunção uma esperança de diagnosticos mais preciso como diz doutor marcelo matos em seu blog ...DISFUNÇAO DE AT~M não se pode aceitar como diagnostico ..com esse exame (ressonância magnetica nuclear que pode visualizar o interior da atm )mapeando todos os detalhes desse precioso e minucioso orgão do corpo humano quee causa tanta dores fadiga e desconforto.ver os depoimentos no blog de Dr marcelos mattos...é de chorar! vou contar meu depoimnento Eu aos 10 anos tomei uma queda bati com o queixo fortemente no chaõ.. meus olhos ficaram fechado por uns quatros dias .. ..
E ate´hoje sinto dore tonturas fadiga estralo no pesçoso e base da nuca a senção que tenho é que perdi o prumo do meu corpo ...
Já gastei muito dinheiro fiz tudo que me recomendaram aparelhaos para parte esuperior e inferior fisioterapia aculputura remedios anti depressivos fiz três artrocentesse com dispropan e uma cirugia de CODILOTOMIA BILATERAL MODIFICADA para fazer a reeducação mandibular...Exames:radiografias 2 (duas tomografias 3 tres ressonância magnetica de articulação Têmporo Mandibular

os medicos buxo Maxilar de aracaju que passei foram Dr Luiz Carlos,Dr Aristoles ( medico diretor do Hospital da pm de aracaju me aconselhou uma cirurgia de condiloplastia para aumento do meu cõndilo direito que se encontrava reduzo comparando com o esquerdo graças a deus minha familia vetou essa cirurgia no valor 8,900,00 e acredito que estaria pior hoje)Dr Jonaes santos me indicou uma outra cirurguia ... medico com mestrado na universidade da virginia nos USA
Professor universitario atende me hospital publico e tem como mestre professor Dr Vlademir Cortezze..continuo sentindo os mesmos problemas de dores e nenhum pediu exame para ver as parte iintenas da atm.

abraços :
rogerbarbosa rocha fone 79032140965tão detalhado
nenhum deles solicitarm esse exame para que eu podesse ver o meu disco articalucar gnem conhecimento tem dessa novidade com formaçõa em raizes de escolas americanas que só soliicita prescreve exames desse tipo mais detalhados quando se estrala ao abrir e fecahr a boca.
toda familia por parte de meu pai por ter nascido em casa com parteira..tem a simetria da mandibula torta !
Eu aos 10 anos tomei uma queda bati com o quexo fortemente no chaõ.. meus olhos ficaram fechado por uns quatros dias .. ..
E ate´hoje sinto dore tonturas fadiga estralo no pesçoso e base da nuca a senção que tenho é que perdi o prumo do meu corpo ...
Já gastei muito dinheiro fiz tudo que me recomendaram aparelhaos para parte esuperior e inferior fisioterapia aculputura remedios anti depressivos fiz três artrocentesse com dispropan e uma cirugia de CODILOTOMIA BILATERAL MODIFICADA para fazer a redução mandibular...Exames:radiografias 2 (duas tomografias 3 tres ressonância magnetica de articulação Têmporo Mandibular