0

Quem disse que ciência precisa ser chata?! 29º Simpósio de Patologia da ATM

16 de jun. de 2014

Renovados e felizes, tanto na esfera científico-profissional como na pessoal após voltarmos de mais um evento, nós membros da ABCM e Ge-JAL, compartilhamos abaixo um pouco de nossa experiência.

Palestra de abertura com o Prof. Dr. Jorge Learreta.
O 29o Simpósio Internacional de Patologias de ATM e o 14o Plenário Fechado do grupo Ge-JAL foram um grande sucesso! Ambos exitosos, com a cuidadosa organização do colega Dr. Cristian Lima, acompanhado de perto pelo Dr. Andreas Durst, com apoio da Associação Argentina de Diagnóstico e Tratamento das Patologias Crânio Mandibulares junto  à Associação Odontológica do Noroeste de Chubut.

O plenário aberto, o 29º Simpósio propriamente, ocorreu na cidade de Trelew, província de Chubut, Argentina.  Uma cidade que começou a ser formada em 1886 pelos colonos galeses, sendo um importante centro comercial e industrial, bem como o mais importante pólo têxtil de lã da Argentina.

O evento foi um sucesso e contou com a apresentação da Técnica Neurofisiológica, com assuntos apresentados em sequência pelos palestrantes, facilitando a compreensão do numeroso público presente.

O Plenário Fechado foi realizado na cidade litorânea de Puerto Madryn, onde um hotel de vista espetacular nos esperava. No domingo fomos a Puerto Piramides fazer um fantástico passeio de avistagem de baleias, que nadavam tranquilamente ao lado de nosso barco, proporcionando-nos uma experiência fascinante.


Vista da Baía de Puerto Madryn e passeio de avistagem de baleias francas, que utilizam esta baía durante o período de reprodução
Na segunda-feira, o plenário fechado contou com apresentações riquíssimas, que reiteram a importância indiscutível do diagnóstico diferencial e de nosso papel não apenas de dentistas, mas de cuidadores de seres humanos em primeiro lugar, estudando e sendo capazes de brindar o paciente com um tratamento integral, como nos mostrou o Dr. Afonso, em um caso de diagnóstico de cefaleia em co-morbidade  com uma artropatia temporomandibular causada por siringomielia, uma doença séria e pouco conhecida, mas que provoca sintomas como cefaleias e DTM, muito parecidos com os que lidamos no dia-a-dia.

Reunião de membros de Ge-JAL
 em sessão científica do plenário fechado
Para reforçar a importância do diagnóstico diferencial, Dra. Lidia Yavich mostrou um caso de perfuração da fossa mandibular causado por granulações aracnóideas, associando o uso de RNM e tomograifa para visualizar as lesões  e demonstrando a importância dos diferentes cortes em RNM, sem os quais perdemos importantes informações.

Alguns colegas contribuíram com o aperfeiçoamento de nosso diagnóstico, como a excelente palestra do Dr. Marcelo Matos  demonstrando o uso das imagens de medicina nuclear (SPECT, PET e suas variações) no diagnóstico de infecções crônicas temporomandibulares e como a combinação destes exames é necessária para diferenciar e comprovar presença de infecção intra-articular e diferenciá-la de outras condições inflamatórias. A Dra. Andrea Bono falou sobre a extrapolação de resultados de trabalhos científicos para nosso dia-a-dia, como um novo software de quantificação de perdas ósseas condilares (que poderia ser usado para quantificar osso ganho de substância óssea nas regenerações e remodelações condilares), além disso, ela mostrou as evidências em relação aos níveis de glutamato endógeno e sua correlação com erosões vistas em imagens da ATM, especialmente em pacientes com artrite reumatoide. A Dra. Andrea Bono também abordou a relação à atividade inflamatória da doença e os níveis de testosterona e estradiol.

Tivemos a inédita participação do Dr. Julián Ayala, que do alto de seus 38 anos de carreira na ortodontia e estudo com mestres como Ricketts e Andrews, brindou-nos com uma palestra sobre os sinais de alerta/alarme no tratamento ortodôntico, bem como a mudança de paradigmas que enfrentou ao começar a compreender os aspectos patológicos da ATM sob o prisma da neurofisiologia.

O Dr. Esteban Barrientos demonstrou a integração de cefalogramas na interpretação de casos clínicos que envolvem aspectos das relações maxilo-mandibulares e as diferenças que ocorrem em se comparando o diagnostico convencional e o diagnostico na posição neurofisiológica da mandíbula. Também convocou-nos para o próximo plenário na Argentina, a realizar-se na província de Chaco, nas cidades de Resistencia e Corrientes, em junho de 2015.

E na categoria de apresentação de casos clínicos tivemos o Dr. Andres Broggi mostrando uma hiperplasia de apófise coronóide em uma paciente com um trauma importante, submetida a tratamento cirúrgico, que seguiu com limitação significativa de abertura e na qual o tratamento neurofisiologico mostrou-se extremamente útil, possibilitando o sucesso do tratamento.

Os colegas. Dra. Ruth e Dr. Afonso apresentaram o tratamento completo de uma paciente com diagnóstico de linfoma classe I e II e que sofria paralelamente com uma disfunção da ATM. Um caso de difícil manejo, pois proporcionar uma melhora na qualidade de vida em uma paciente com as limitações de um paciente oncológico se mostrou um verdadeiro desafio. Ênfase especial foi aos cuidados especiais exigidos por pacientes oncológicos, de forma que encerram com chave de ouro ao exibir a condução reabilitação odontológica completa e finalizada realizada pela Dra. Ruth.

Por fim, o Dr. Gerardo Favier trouxe-nos um caso de fratura bilateral de côndilo em uma criança de 3 anos, cujo tratamento com uso da técnica neurofisiológica, auxiliada por laser, resaltou a importância de nosso papel ao evitar que a criança cresça com sérios desvios maxilo-faciais.
Da esquerda para direita: Dr. Esteban Barrientos, Argentina;  Dr. Jorge A. Learreta, Argentina;  Dr. Marcelo Matos, Brasil; Dr. Cristian Lima (organizador do evento), Dr. Andreas Durst (co-organizador) e Dr. Fernando Jaén, Panamá



Palestrantes e participantes do 29º Simpósio Internacional de patologia da ATM



Texto de Cosétti Bonfadini

0 Responses to "Quem disse que ciência precisa ser chata?! 29º Simpósio de Patologia da ATM"