0

30º Simpósio Internacional de Patologia da ATM e 1º Fórum de Odontologia do Esporte de Palmas.

21 de out. de 2014

Por Cosétti Bonfadini
Para encerrar nossos eventos de 2014 com chave de ouro, realizamos, na jovem cidade de Palmas, Tocantins, o 1º Simpósio Internacional de Diagnóstico em Patologia da Articulação Temporomandibular da UFT – Universidade Federal do Tocantins, o 30º Simpósio Internacional de Patologia da ATM do Ge-JAL/ABCM e o 1º Fórum de Odontologia do Esporte de Palmas.


Palmas é uma cidade localizada no centro geodésico do Brasil, fundada em 1989 e totalmente planejada. É a capital com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões Norte e Nordeste, e a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil.
O evento foi presidido pela Dra. Luiza Franco, que nos deu uma aula de receptividade e acolhimento. Da música ao vivo na chegada dos participantes ao aeroporto à ginástica laboral nos intervalos das palestras… tudo foi elaborado com o carinho e amor característicos da nossa querida colega.

Tamanha dedicação e trabalho foram brindados com o sucesso absoluto do evento, onde cerca de 250 profissionais de diversas áreas e de vários países prestigiaram três dias de conhecimento e ciência.

Merecem destaque as palestras ministradas pelos Profº. Dr. Antonio Carlos Ximenes e Dr. Fernando Sergio Lira Neto, reumatologistas, que culminaram em uma mesa redonda sobre bactérias na ATM que enriqueceu o público presente.


Sessão de discussão sobre bactérias na ATM e autoimunidade com os reumatologistas Dr. Antônio Carlos Ximenes e Dr. Fernando Lyra, Dr. Jorge Learreta, Dr. Marcelo Matos e Dra. Lídia Yavich. 

Aliás, a segunda mesa redonda em dois dias! Pois na sexta, havia sido realizada uma mesa redonda em com o dr. Afonso Teatini, dr. Cláudio Bertela, dr. Leonardo Machado, fisioterapeuta que abrilhantou o evento, dra. Lídia Yavich e o Dr. Marcelo Matos, que responderam e rebateram as mais diversas perguntas dos participantes.

No domingo, fizemos um passeio pelo rio Tocantins, saindo da praia da Graciosa em um flutuante, até a Ilha do Canela, com direito a banhos de rio no meio do trajeto, música ao vivo, almoço e um pôr-do-sol maravilhoso no final do passeio.







Como de costume, na segunda-feira, durante o Plenário Fechado houveram apresentações muito interessantes e que geraram discussões muito ricas e grande troca de conhecimento entre os presentes.

Tivemos o Dr. Juliano Lost Simas apresentando o caso clínico de uma paciente portadora de prótese total superior, tratada com a técnica neurofisiológica e uso de desprogramador mandibular, cujas mudanças faciais impressionantes nos motivam a seguir dentro desta filosofia.

Na seqüência, as dras. Marister Carvalho e Daniele Alcântara apresentaram em conjunto um caso muito impactante em que encontraram a melhor solução, dentro da técnica, para uma paciente de vida sofrida e que resistia a crer em uma melhora... e alcançaram um resultado muito interessante.

Na apresentação da dra. Lidia Yavich fomos brindados com vários casos completos tratados por ela, mostrando primeira e segundas fases, e pudemos discutir as dificuldades e dúvidas que surgiram após a avaliação de teleradiografias de perfil pré e pós-tratamento.

A dra. Aline Ferrer apresentou-nos a relação entre ATM e oftalmologia, e ao final abriu um espaço para falarmos sobre as técnicas e fatores a serem observados quando enfrentamos dificuldades com a desprogramação do paciente.

Após o almoço, a apresentação da dra. Cosétti Bonfadini nos trouxe também um caso com primeira fase completa e segunda fase composta de ortodontia e reabilitação estética, e a discussão sobre como contornar possíveis perdas de altura na relação maxilo-mandibular durante a ortodontia/reabilitação.

Muito interessante também a apresentação da dra. Franciele Kaczan Lisboa, que nos mostrou modificações ósseas pós-tratamento em tomografias computadorizadas e, ao final, o depoimento emocionante da paciente, mostrando-nos a importância de nosso trabalho na vida das pessoas... Especialmente as que sofrem de dores e peregrinam em consultórios de diversas especialidades.

Aguardado por todos, o dr. Luis Daniel nos trouxe seu projeto de protetores bucais DioSport, apresentando-nos todas as modalidades disponíveis, todo o material de apoio para venda e divulgação, e os procedimentos necessários para cadastramento no site.

O dr. Marcelo Matos enriqueceu-nos com um apresentação super completa e esclarecedora sobre sorologia, discorrendo sobre o modo como são feitos os exames de sangue para pesquisa de anticorpos antimicrobianos e vários marcadores de inflamação e autoimunidade, bem como sua utilidade dentro da escola neurofisiológica de patologia da ATM, o porquê de cada resultado e, principalmente, nossa postura em relação à medicação do paciente diante das várias combinações de resultados.

O encerramento das apresentações foi feito pela dra. Luiza Franco e dr. Roldão Labre, com um caso clínico que simplesmente ilustrou, na prática, a palestra do dr. Marcelo, produzindo mais uma discussãoo muito interessante e enriquecedora.

Ao final, os presentes receberam mais um mimo da dra. Luiza, reforçando o carinho com que fomos recebidos, e comprovando que este foi com certeza o evento mais carregado de emoção de todos os tempos!

Obrigada, dra. Luiza, por ter-nos proporcionado esta experiência tão enriquecedora!!!

Para o próximo ano, já temos encontros marcados em Resistencia – Argentina, e Maceió – Brasil.

Estamos planejando também alguns eventos que fazem parte de nosso projeto de Educação Continuada.

Nos vemos em breve!!




0 Responses to "30º Simpósio Internacional de Patologia da ATM e 1º Fórum de Odontologia do Esporte de Palmas."