5

Quando a ressonância da ATM não acusa nada

29 de jun. de 2008

Muitas vezes escuto ou vejo nas comunidades de ATM pela internet alguém dizer com desapontamento: “não deu nada na minha ressonância!”, então decidi escrever um pouco sobre como e porquê esse exame é utilizado para estudar as patologias têmporo-mandibulares.
De forma simplista a Imagem por Ressonância Magnética (IRM ou como costuma-se usar por aqui, só RM) na área de saúde é uma técnica que se utiliza de certas propriedades do hidrogênio para produzir imagens dos tecidos moles do corpo humano pois o hidrogênio está presente na água e gordura.

Para a ATM, o objetivo principal é visualizar o disco articular e ligamentos, entretanto há muito mais detalhes que podem ser vistos também.

Quando o laudo da RM vem escrito que está tudo normal, três possibilidades são mais as mais comuns: 1.de fato o paciente não tem nada mesmo (que é muito raro em pessoas que têm sintomas de DTM), 2. o radiologista que emitiu o laudo não sabia exatamente o que procurar (que é bem freqüente) ou 3. o exame não tem a qualidade necessária para ver os detalhes que precisam ser vistos.

Isso significa que muitos pacientes pensam que não têm nada na ATM e ficam desesperados porque ninguém acha o motivo da dor deles, enquanto que os dentistas e médicos que recebem estes exames pensam que a DTM é só muscular, já que não tem nada “articular”.

E então por quê o laudo vem escrito que está tudo normal?
Retornando às situações que mencionei acima:
1. Quando o paciente não tem nada mesmo.
Pode acontecer, afinal existem muitas pessoas que não tem problema na ATM, entretanto é muito raro que uma pessoa que tenha sintomas de uma disfunção não tenha uma alteração estrutural envolvida (embora não seja impossível). Se não há nada MESMO na RM então é preciso checar se não há outra doença que esteja simulando os sintomas de uma DTM. O difícil é saber quando não há nada “MESMO” na RM… O que nos leva ao item seguinte.

2. Quando o radiologista que deu o laudo não sabia exatamente o que procurar.
Antes de tudo, isso não quer dizer que o radiologista seja ruim, mas sim que ele não tinha as informações clínicas necessárias para direcionar a busca dele no exame de imagem ou que ele não tem um treinamento adequado em patologias da ATM, afinal nem todo curso de especialização em radiologia aborda de forma profunda a ATM.
Para minimizar este problema, muitos centros de imagem fazem um questionário prévio com o paciente para ajudar a orientar o exame, mas estes questionários não é uma avaliação completa como a feita pelo clínico. Então o quadro fica assim: o clínico (o dentista especialista em ATM, ou buco-maxilo ou médico, etc) não tem uma formação muito profunda em imagem e o radiologista não tem as informações clínicas do paciente … Desta forma, é evidente que muitos problemas mais sutis podem passar despercebido na RM.

3. Quando o exame não tem a qualidade necessária para ver os detalhes que precisam ser vistos.
Esse é bem comum. Com muita freqüência os centros de imagem fazem os cortes na angulação incorreta o que prejudica a visualização da anatomia e posição de certas estruturas. Outra coisa que acontece muito é que o aparelho de ressonância do centro de imagem não possua a bobina específica para ATM, de forma que acabam por usar a bobina de crânio ou de outra parte do corpo (como essa imagem ao lado). Isso faz com que imagens de estruturas pequenas fiquem mescladas ou pouco nítidas, perdendo detalhes muito importantes.


Então, o que eu posso dizer é que, caso o exame que você fez não tenha acusado nada, não se desespere pensando que ninguém descobre nada sobre seu problema. Procure outros profissionais e cheque com o centro de imagem as condições técnicas do exame (a questão da bobina de ATM em especial).

5 Responses to "Quando a ressonância da ATM não acusa nada"

marcia Says:

Me ajudem por favor , estou desesperada não suporto mais presenciar o sofrimento do meu pai.
Ha algum tempo ele vem sentindo um barulho ( zumbido) q ele diz ser na cabeça , ja foi a varios medicos inclusive um psiquiatra , todos os exames deram normal.
A ATM ou DTM pode provocar esse zumbido sem dores? porque dor ele não sente mas sente esse barulho na cabeça e ate na face qdo ele passa a mão sente como se fosse uma corrente elétrica e um zumbido fino.
Aguaro uma resposta anciosa.
obrigada, Márcia.

Marcelo Matos Says:

Olá Márcia
A "correria" desses dias foi muita, então acabei sem poder responder a todas as pessoas no blog... Mas já estou pondo em dia!

Bom, o tema "zumbido" é o mais complicado de avaliar em termos de interação com a ATM.

Para outros problemas relacionados ao aparelho auditivo, como a otalgia (dor de ouvido) e labirintite, existe como fazer testes para diagnóstico diferencial e saber se são realmente da ATM ou não. Infelizmente com o zumbido não é assim...

O problema encontrado nas ATM´s de seu pai pode ser de fato algo que piora e/ou provoca o zumbido ou pode apenas ser uma "comorbidade", que é quando dois problemas se apresentam simultaneamente, algumas vezes misturando os sintomas.

Então, em resumo, pode ou não ser da ATM. Talvez valha a pena fazer uma investigação mais aprofundada da situação.

sara Says:

Meu rosto esta com uma caroço na região da articulação.Fiz resonancia, tomografia, rx e ultrassom.Derão normal
Ja fui em vários médicos mais dizem que não tenho nada.
Minha dor na cabeça é extrema, zumbido no ouvido, dor nos dentes e tonteiras e esse caroço.
Ja tentei acreditar que fosse coisa da minha cabeça mas minhas dores estão cada vez mais presente e não melhora, não sei mais o que fazer.

Unknown Says:

Meu nome é Renan
Tenho 37 anos
Ha 40 dias sinto fortes dores na coluna e desce para as duas pernas já tomei injeções remédios controlados e na ressonância magnética lombo sacra diz que está tudo normal mesmo assim continuo sentindo fortes dores estou afastado da empresa

Unknown Says:

fiz ressonancia cranio enfase labirinto deu tudo normal,mas o zumbido e a dor de cabeca continua intenso,isso pode sr o que?