0

Alterações articulares por artrite reumatóide juvenil

9 de jan. de 2009


Painel apresentado pela Dra. Cosétti Bonfadini no Congresso internacional da AACP no Chile, que aborda um dos temas de grande importância para todos que trabalham com patologia e disfunção da ATM: a Artrite Reumatóide Juvenil - ARJ

Primeiro porque sinais de degeneração reumática das cabeças das mandíbulas muitas vezes podem aparecer como achado radiográfico em exames de rotina prévios aos tratamentos ortodônticos como a panorâmica . E segundo porque o quanto antes for detectada melhor será o prognóstico.

Além disso, processos degenerativos na ATM resultam em alterações oclusais, por exemplo, um dos achados odontológicos mais comuns na ARJ é a mordida aberta anterior, provocada por uma rotação da mandíbula, com redução da altura facial posterior, tendo os molares como ponto de fulcro à medida que se perde estrutura condilar e discal. Como pode ser visto nesta explicação.

Assim, se um processo degenerativo não é detectado antes do inicio de um tratamento ortodôntico, o dentista estará inadvertidamente trabalhando em um terreno de pouca estabilidade, reduzindo a margem de sucesso do procedimento e principalmente deixando de contribuir para a saúde do paciente.

Fique esperto!

0 Responses to "Alterações articulares por artrite reumatóide juvenil"